A AEAPG foi fundada em 22 de dezembro de 1976, com a denominação de Clube de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, por um grupo de aproximadamente 56 Engenheiros e Arquitetos que haviam concluído o primeiro Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho realizado em Ponta Grossa.

Com a finalidade de reunirem-se para discutir os problemas comuns e atividades de lazer , foi alugada uma residência. Hoje em dia, nossa Sede é própria e está localizada na Rua Balduíno Taques, 500. A cada gestão, o espaço físico vem sendo ampliado, e atualmente a área construída é de 690,00 m2. Melhorias na infra-estrutura física também são permanentes, mantendo os espaços aptos para atender às necessidades diárias dos associados, bem como serem disponíveis para locação – permitindo a realização de casamentos, festas de aniversário, eventos corporativos e educacionais, com custos reduzidos para associados em dia.

Com o passar dos tempos, nossa Entidade buscou conquistar novos objetivos de crescimento profissional, tornando-se conveniente a alteração da razão social de Clube dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa para Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa.

Entre os diversos Convênios celebrados destaca-se o Programa do Projeto Casa Fácil, em parceria com o Crea/PR e as Prefeituras da Região, para atender às famílias de menor poder aquisitivo. Ao longo dos anos, cerca de 10.000 famílias já foram beneficiadas pelo Programa, de inegável importância social.

A AEAPG integra social e profissionalmente os Engenheiros recém-formados, tanto da Universidade Estadual de Ponta Grossa como os egressos das instituições particulares da cidade e região, como o Cescage e a Unopar. Além disso, organiza cursos para atualização e aprimoramento para estudantes e profissionais, destacando-se o Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, que foi redesenhado e ampliado em 2017, passando a ser o CONET – Congresso Nacional de Engenharia e Tecnologia.

Atualmente, somos mais de 400 associados, a quem estamos sempre servindo. Procuramos também propiciar atividades sociais e recreativas. Para tanto, nossa Diretoria realiza semanalmente reuniões em que se discute, entre outros, os problemas e interesses da comunidade em geral, e dos Engenheiros em específico, no que tange especialmente à valorização e ao crescimento profissional.

Até agosto de 2014 era editado o jornal “Mãos à Obra”, com a tiragem de 1500 exemplares, os quais são dirigidos a Profissionais, Empresas, Prefeituras e Entidades de Classe dos Campos Gerais, dentre outras. Com a difusão dos novos canais de comunicação digital, o jornal deixou de ser impresso, e a AEAPG manteve a comunicação com seus sócios e a comunidade em geral através deste site e também por meio de redes sociais – clique aqui.

Desde 2007 a Associação presta serviços de impressão de documentos e plotagem de projetos, com equipe qualificada, equipamentos modernos e de primeira linha, além de preços competitivos. O serviço é ofertado para toda a comunidade, com valores especiais para Profissionais e Empresas associadas.

Ainda oferece, há vários anos, convênio com a ABNT para que os associados possam consultar, sem custos, as normas técnicas brasileiras vigentes. Além desta parceria, permanentemente a Diretoria busca firmar outras  com empresas dos mais variados segmentos, buscando ampliar as vantagens ofertadas a seus associados.