AEAPG e Unopar promovem visita técnica

Na quinta-feira, dia 17/08/2017, a AEAPG promoveu, em parceria com a Unopar (Universidade Norte do Paraná), uma visita técnica às instalações da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Verde, da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), no município de Ponta Grossa.

Um grupo de alunos do sétimo e oitavo períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unopar participou da atividade. Na ETE Verde, foram recebidos pelo Engenheiro Civil Fábio Wilson Dias, empregado da Sanepar e Diretor da Comissão de Meio Ambiente da AEAPG, e pelo Químico José Geraldo Machado Filho, que há 17 anos atua na área de tratamento de esgoto da companhia paranaense, e que apresentou aos visitantes todas as etapas do processo de tratamento dos efluentes naquela unidade operacional.

A ETE Verde é uma das nove estações que a Sanepar opera em Ponta Grossa (a décima está em construção), município que apresenta elevado índice de atendimento com rede coletora de esgotos (90,4% dos domicílios).

Para o Professor da Unopar, Eng. Civil Gérson Carneiro, a visita foi “uma oportunidade ímpar de apresentar aos alunos a grandeza dos investimentos e a importância da operação de um sistema de tratamento de esgotos, item essencial no planejamento urbano de um município, e fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. Assim sendo, esta atividade é imprescindível para a boa formação dos alunos”.

Ao término da visita, as três instituições (AEAPG, Unopar e Sanepar) já iniciaram as tratativas para a realização de outra atividade similar, focada no tratamento de água.