Diretoria da AEAPG recebe representantes do IPLAN em reunião técnica do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana

Na última reunião realizada pela Diretoria da AEAPG no dia 27, na sede da entidade, representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) apresentaram os estudos realizados durante as três primeiras fases da revisão do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana do Município. Existe uma lei nacional que rege as principais diretrizes d Plano de Mobilidade Urbana, a Lei nº 12.587 / 2012).
Com as zonas da cidade divididas e mapeadas, foi possível desenvolver um estudo mais detalhado sobre os problemas de cada região no que diz respeito, principalmente, a acessibilidade, transporte público e edificações. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa participou de forma ativa de todas as fases do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana, tendo sido, inclusive, sede de algumas reuniões , oficinas técnicas e audiências públicas.
Segundo o Presidente do Iplan, Ciro Ribas, a população pode e deve participar das discussões, fazendo reinvindicações e expondo seu ponto de vista sobre os problemas que afetam o dia a dia dos ponta – grossenses, afinal, “ é a própria população, usuária do transporte público e das ruas da cidade, que irá desfrutar das melhorias realizadas através do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana. Para isso, realizamos seis audiências públicas. Trata-se, acima de tudo, do desenvolvimento econômico e social de Ponta Grossa”, complementa Ciro.
Para que o Plano se torne válido, é preciso que seja aprovado pelo Prefeito e depois pela Câmara de Vereadores. Todos os documentos referentes as fases do PD e PlanMob estão disponíveis para consulta no site do Iplan: 
www.iplan.pontagrossa.pr.gov.br.
O Presidente da AEAPG, o Engenheiro Civil Rafael Gustavo Mansani, destaca: “estamos estudando o Plano Diretor junto com o Iplan, pensando no melhor para a nossa cidade e para o futuro da mesma. Acreditamos que todas as nossas intervenções foram de maneira positiva, entendidas pelo Iplan e pela empresa que está elaborando o Plano Diretor e de Mobilidade Urbana”, ressalta Mansani.